Óleos Essenciais · Beleza · Cosmética · Saúde

Propriedades Terapêuticas dos Óleos Essenciais e Potências Perigos

Propriedades Terapêuticas

Todos os óleos essenciais tem efeitos terapêuticos, e usando uma combinação deles é muito vantajoso. Aqui ficam alguns dos seus efeitos:

  • Anti séptico – Os óleos essenciais tem qualidades anti sépticas e são efectivos em matar actividades micróbicas. Alguns exemplos: tomilho, limão, alho, árvore do chá, canela, pinheiro e sandâlo.
  • Anti inflamatório – Os óleos essenciais tem propriedades que ajudam a acalmar a inflamação. Os sintomas que os óleos podem acalmar são: dor, inchaço e vermelhidão. Alguns exemplos: rosas, camomila, lavanda, mirra e sandâlo.
  • Cytophylatic – Refere-se à habilidade de uma substância restaurar tecido e de regenerar células danificadas. Óleos essenciais como o manjericão, pinheiro e alecrim são conhecidos por restaurarem a função das glândulas renais. Por outro lado, a camomila e a lavanda são conhecidas por estimular a regeneração das células da pele.
  • Sedativo – Receitas de aromaterapia  foram desenvolvidas porque os óleos tem um efeito calmante. Os óleos essenciais tem efeitos bem visíveis no sistema nervoso através do alívio de espasmos musculares. Exemplos: lavanda, rosas, ylang ylang e gerânio.

 

Potenciais Perigos

Os óleos essenciais tem vários benefícios, mas como tudo, se usados em excesso podem ter um perigo para a saúde humana. Os perigos dos óleos essenciais estão relacionados com a pureza dos mesmos. A maioria dos óleos é desenhado para aromaterapia, estes não devem ser colocados directamente na pele, caso contrário, eles vão causar irritação e outras reacções alérgicas.

Alguns riscos ao usar óleos essenciais:

  • Pode queimar borracha ou plástico. Quando manusear óleos essenciais, é muito importante usar frascos de vidro, de preferência escuro.
  • Pode causar uma sensibilidade anormal em grávidas.
  • Pode ser perigoso para animais de estimação, podendo ser mortal para alguns, especialmente gatos.

 

P.S. – Já fiz o meu primeiro perfume, muito em breve vou postar a minha opinião sobre ele.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s