Óleos Essenciais · Beleza · Cosmética · Saúde

Um Pouco Sobre Óleos Essenciais

Olá a todas e a todos,

Uma outra paixão minha, são as coisas que nós podemos fazer em casa em vez de irmos comprar. Como por exemplo, perfumes, cremes, shampos, etc. Para além de serem muito caros, também são químicos, e sinceramente no mundo em que nós vivemos hoje em dia, em que até o ar que respiramos está poluído, se pudermos evitar de alguma maneira usar certos produtos que contém químicos, é óptimo.

A maioria das pessoas tem uma ideia um pouco errada do que é o natural, o saudável, o caseiro, pensam que dá muito trabalho, que não compensa em termos de qualidade, que não faz o mesmo efeito que os outros. Sendo sincera, eu também já pensei assim, e foi devido a uma pessoa que conheço que me comecei a interessar mais por estes temas.

O objetivo deste post é ser uma introdução para o que vem a seguir. Comecei a fazer eu mesmo alguns perfumes, e depois de testado deixarem aqui a minha opinião e a receita, para vocês puderem experimentar também.

História dos Óleos Essenciais

Quando se fala da história de uso dos óleos essenciais, é melhor dividi-la pelas várias civilizações antigas. Através disto, será mais fácil para vocês perceberem como os óleos essenciais foram usado em cada cultura, o processo que usaram para criarem os óleos e como uma grande parte da vida dessas civilizações foi afetada pelo seu uso. A primeira evidência escrita do uso dos óleos essenciais encontrada foi na civilização egípcia.

Egito

No Antigo Egito os óleos essenciais eram usados com propósitos médicos, cosmética e até na religião. O óleo mais famoso utilizado no Egito é o Kyphy, que é uma mistura de 16 ingredientes usados na medicina, em perfumes ou incensos.

China

O uso de óleos essenciais na Antiga China vai muito atrás, ao reinado de Huang Ti, entre 2697-2597 a.C. O uso de diferentes óleos está bem registado no “Livro Amarelo do Imperador de Medicina Interna”, que ainda hoje é referido a praticantes de Medicina Oriental.

India

A medicina de Ayurvedic, com 3000 anos, sempre usou óleos essenciais em poções curativas. Mais de 700 substâncias diferentes foram registadas na literatura Vedic que relacionam os óleos essenciais e a sua eficácia na cura. Na India os óleos não são só usados para propósitos medicinais, mas também para propósitos espirituais.

Grécia

O conhecimento sobre óleos essenciais dos gregos foi maioritariamente herdado dos egípcios. O seu uso por parte dos gregos, data de 400-500 a.C., onde os soldados carregavam uma pomada feita de mirra para lutar contra infecções. Hipócrates, o pai da da medicina, tem uma lista de 300 plantas e o seus efeitos medicinais. Algumas das amostras que foram estudadas foram, a hortelã-pimenta, cominho, manjerona, açafrão e tomilho. Mais tarde, Hipócrates, também documentou que um banho perfumado e uma massagem perfumada diariamente é uam boa maneira de conseguir uma boa saúde.

 

Roma

A generosa aplicação de perfume nas roupas, nas camas e nos corpos foi muito utilizada pelos romanos. Também é um costume romano usar óleos essenciais nos banhos e nas massagens.

Aromaterapia Moderna

A palavra aromaterapia foi inventada em 1937, que descreve quando um óleo essencial é usado para criar um ar perfumado que ajuda no processo de cura, relaxamento e rejuvenescimento. O termo foi cunhado por o químico e perfumista francês Rene Maurice Gattefosse.

E aqui fica um pouco da história dos óleos essenciais, onde percebemos que já são usados há muitos milhares de anos, não só para cura, como também para beleza e espírito.

Em breve falarei um pouco também dos seus processos de extracção, das suas propriedades curativas, dos seus perigos.

Espero que vos tenha despertado o bichinho para este mundo alternativo de cheiros e outras coisas.

Adeus e até já

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s